Digger Derrick da Terex é 45% mais eficiente que outros equipamentos

Digger Derrick da Terex é 45% mais eficiente que outros equipamentos

Utilizado em projeto de implantação de linhas elétricas o equipamento garante mais eficiência e rentabilidade financeira.

São Paulo, maio de 2015 – O equipamento Digger Derrick C4045 da Terex Utilities foi a escolha da CPFL energia para a implantação de um grande projeto para a mecanização da implantação de linhas elétricas. Dezesseis equipamentos da Terex foram adquiridos para seguir com as operações pelos próximos anos, já que os produtos demonstraram ser até 45% mais eficientes do que os concorrentes nacionais e ainda são multifuncionais, capazes de realizar atividades como Carregamento de Postes, Descarregamento de Postes, Perfuração do solo, Implantação de Postes e Cesto Aéreo isolado para 46Kv.

O projeto de vendas das Terex Utilities para uma das maiores concessionárias de energia do país enfrentou desafios. O maior deles, certamente foi introduzir esse equipamento utilizado para tarefas de construção de linhas energizadas em um mercado nada maduro como o brasileiro, onde a mecanização é lenta se comparada com os Estados Unidos, onde o Digger Derrick é amplamente utilizado há mais de 70 anos.

Outro ponto a ser vencido era a capacitação de funcionários, pouco acostumados a utilizar equipamentos dotados de recursos tecnológicos tão avançados. Logo surgiu a necessidade de identificar um novo parceiro que estivesse disposto em mecanizar a frota de construção de linhas e investir no projeto Digger Derrick, mas além das dificuldades iniciais continuarem existindo, havia outros pontos desfavoráveis: a falta de conhecimento sobre a produtividade e a eficiência do equipamento e a dificuldade em formatar os preços, pois os custos estimados eram muito altos por se tratar de máquinas importadas.

Para solucionar essas questões a equipe de vendas da Terex Utilities decidiu ir a campo e elaborar um material consistente com um estudo comparativo sobre a eficiência do Digger em relação ao concorrente. Em conjunto com a CPFL, foram medidos os tempos das seguintes atividades: Carregamento de Postes, Descarregamento de Postes, Perfuração do solo e Implantação de Postes.

O resultado desse trabalho foi apresentado à presidência da CPFL no final de 2014, quando ficou comprovado que na execução das tarefas rotineiras, o Digger Derrick da Terex é em média 45% mais eficiente que o concorrente nacional. No mesmo ano no Sendi XXI (Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica), o time de suprimentos da CPFL apresentou um trabalho técnico sobre o ganho de eficiência e segurança na manutenção e construção das redes de distribuição de energia elétrica através da implementação de modernas tecnologias e novos processos de instalação/substituição de postes, transformadores, equipamentos, lançamento/substituição de condutores dentre outras atividades envolvidas nas redes de distribuição elétrica.

A conclusão desse trabalho foi que a evolução da tecnologia, disponibiliza recursos que podem ser integrados aos sistemas corporativos das empresas. Os equipamentos são ferramentas fundamentais na busca pela melhoria da qualidade, produtividade, segurança do atendimento e eficiência nos serviços prestados aos clientes. A rentabilidade financeira pode ser conseguida com o investimento em equipamentos adequados, que proporciona rentabilidade e versatilidade. O Digger Derrick, além de ser uma perfuratriz, conta com o cesto aéreo acoplado, permitindo que o cliente execute diversas tarefas com o mesmo equipamento, provando que o retorno do investimento é apenas uma questão de tempo.

Download do arquivo

<< Voltar